Para um aluno de língua estrangeira é normal esquecer as palavras no idioma estudado e correr atrás de dicas para melhorar a memória. Isso porque esquecer as palavras numa língua estrangeira é algo completamente normal. Se a gente esquece na nossa própria língua, quem dirá num outro idioma, não é? E saiba que se você é do tipo que se acha distraído e com a memória atrapalhada, saiba que não está sozinho.

 

Você se sente um pouco perdido nos estudos de francês e quando aprende novos vocabulários não sabe como eles desaparecem da sua mente? Fique calmo. Nem tudo está perdido! Aprender algo e de uma maneira que não seja esquecido, é uma habilidade que ao ser desenvolvida, será determinante no seu sucesso para dominar o idioma. Aqueles hábitos de decorar podem até te ajudar no momento, mas assim que usar a informação decorada, vai cair no esquecimento. Por isso selecionei algumas dicas importantes para ajudá-lo.

 

1) Anotar

 

Anote tudo que você aprende nas aulas, nas lives, nas dicas dos colegas entre outras possibilidades! Se a gente só escuta, não fixa o que aprende. Pode ser no celular, no tablete, no papel ou em qualquer lugar! O importante é ao menos rabiscar as suas ideias e observações. A relação do que está escrito com o som muitas vezes é diferente do que você imaginaria em português. Esse é um processo fundamental para quando encontrar alguma palavra escrita, saber como se pronuncia. O nosso cérebro é metódico e quanto mais organizado estiver a informação, mais fácil conseguiremos relembrar. Algo simples e que também funciona, é ao anotar a informação e dividir em duas colunas: na da esquerda, coloque as ideias chave, e à direita uma explicação mais completa.

 

2) Repetir

 

Repita sempre o que aprendeu em francês. E se puder, em voz alta! Como um mantra ou uma música que gosta de cantar. Dessa forma irá fixar a sonoridade da palavra e a musculatura da boca memoriza o movimento. O movimento contínuo faz com que o cérebro possa reter, arquivar, manter a informação passada e recuperar sempre que necessário. Treine sempre a sua memória!

 

3) Se acostume a repetir a palavra

 

Outra dica é: use a palavra 7 vezes em diferentes situações! Seja ao escrever, falar, cantar e em qualquer outro momento que faça você relembrar a aula. Com certeza vai assimilar as informações em francês com mais rapidez e facilidade.

 

4) Associe a palavra a algo

 

*Torne a palavra visível. Crie imagens, cores, colagens, fotografias, algo que faça você pensar na figura associando com a palavra. É o ponto base da memória, seja de forma direta ou indireta, ligando a lembrança com a intenção de falar o idioma.

 

5) Faça com que as palavras se tornem parte do seu dia-a-dia

 

Espalhe as palavras em francês em todos os cantos da casa. É importante compreender a palavra primeiro para depois não esquecer. A repetição visual faz com que a sua memória se mantenha viva traduzindo uma ideia do papel para o mental. Tenha interesse diário pelo idioma.

 

Essas dicas são bem simples, não são? Ótimas para você que está a procura de novas formas de melhorar o seu estudo! No vídeo abaixo têm outras sugestões para ajudá-lo a falar francês sem medo. Quais outras sugestões você acrescentaria na lista para não esquecer o que aprende? Escreva aqui nos comentários! E não esqueça de me seguir no Instagram e Youtube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua e literatura francesa!

 

Bisous!

 

Elisa

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.