Você já ouviu falar dos hábitos saudáveis dos franceses? Pode até ser difícil de acreditar que mesmo comendo sem culpa e cercados de cremes, queijos, manteigas, pães e doces, os franceses conseguem manter uma alimentação saudável.

 

Considerada a capital da gastronomia mundial, a França possui a taxa de obesidade de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada pela Internacional Obesity Task Force. O que a diferencia de outros países é que os franceses priorizam algumas coisas: comer alimentos de verdade; aprender a comer; reduzir a quantidade de comida e ser ativo fisicamente, sem necessariamente frequentar uma academia.

 

Hábitos Saudáveis: Refeições

 

Os franceses se importam muito com o que comem e formalizam as suas refeições como rituais, divididos em porções e com produtos já definidos como os queijos que estão em pelo menos uma refeição do dia.

 

A gastronomia é um dos prazeres dos franceses. Estar na mesa cercado da família ou amigos vira um grande momento de confraternização, de compartilhar momentos e sentimentos. Um grande segredo deles é que não gostam de produtos enlatados e de fast-food. Gostam de saborear alimentos da época e de cozinhá-los da forma mais simples possível.

 

Hábitos Saudáveis: Esportes

 

Já em relação ao exercício físico, os franceses não sentem como obrigação fazê-los, mas são menos sedentários do que os brasileiros. Por lá existem poucas academias e valorizam caminhar no parque ou na floresta, andar de bicicleta e olhar a paisagem, respirar ar puro. Eles também buscam os filhos na escola andando a pé, nadam na piscina e mesmo com chuva ou neve estão andando pelo centro da cidade. Os franceses costumam dizer que fazer atividades dessa forma, além de melhorar as articulações e tonificar a musculatura, favorece o equilíbrio da mente e gera o bom humor.

 

Na França, assim como no Brasil, também tem o costume de ir ao marché (feira). As famílias aproveitam o final de semana para passear, escolher os melhores legumes, verduras e frutas da época, conversar e trocar receitas com os vendedores. Escolher os alimentos da época garante produtos frescos, mais saborosos e com o preço acessível.

 

Por falar em frutas e legumes, você sabe me dizer como se falar os fruits et légumes en français ? Não? Então, papel e caneta, faça a lista e vá às compras! Ah, antes não se esqueça de adivinhar e escrever nos comentários quais são os alimentos abaixo:

 

Fruis et légumes en français

 

Para saber mais, me siga no Instagram e Youtube e escute o áudio ao final do texo: Chou Fleur – Citron – Petit Pois – Aneth – Basilic – Cresson – Estragon – Laurier – Menthe – Origan – Persil – Romarin – Thym – Abricot – Ail  – Carotte – Cerise – Feve – Frause – Figue – Framboise – Groselle – Péche

 

Pastèque  – Fenouil – Oignon – Maïs – Courgettes – Asperges – Aubergines – Gousse – Betterave – Laitue – Navet – Ciboulette – Chili – Pomme de terre – Radis – citrouille – Airelle – Avocat, Banane, Cassis – Litchi – Mangue – Mûre – Nectarine – Papaye –Prune

 

Bisous!

 

Elisa

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.