A indicação musical de hoje é “Seul sur ton tandem” e ela tem alguns destinatários específicos: as pessoas que sofrem com um coração partido. Contudo, antes que eu possa explicar mais sobre isso, você sabe o que é um tandem?

 

tandem

substantivo masculino

espécie de cabriolé descoberto, puxado por dois cavalos em linha, isto é, um atrás do outro.

por analogia
bicicleta com dois ou mais assentos.

 

Uma bicicleta tandem é um veículo muito parecido com uma bicicleta, sendo a sua maior diferença o fato de que é operado por mais de uma pessoa. Originalmente, as construções desses veículos ocorriam ao soldar os quadros de duas bicicletas. É interessante notar que uma tandem consegue suportar mais peso do que uma bicicleta normal, pois os seus componentes são mais robustos. Sendo assim, quando ambas as pessoas sabem utilizar o veículo, é possível alcançar maiores velocidades em descidas e subidas de curtas ou longas distâncias.

 

Super interessante, Elisa, mas o que isso tem a ver com música?

 

Para você pode não fazer o menor sentido, mas para o cantor Voyou, teve um sentindo incrível ao lançar a música Seul sur ton tandem.

 

Voyou

 

Thibaud Vanhooland, também conhecido como Voyou, de 28 anos e originário dos subúrbios de Lilloise, o cantor cultiva a arte da “fofura” e da “atitude positiva”. O cantor, inclusive, comentou para o jornal Le Parisien: « Quoi qu’il m’arrive, j’ai pris l’engagement de toujours sourire, de me réjouir des choses, d’être optimiste ».

 

O rapaz aparentemente desconhecido nos holofotes musicais, já tinha uma grande experiência como multi-instrumentista e arranjador ao colaborar com três grupos: o grupo de rock Rhum para Pauline, a dupla pop Elephanz e o projeto eletrônico Pegase.

 

Com seu primeiro álbum lançado em 2019, Voyou garantiu a todos que o álbum teria influências exóticas e que prepararia todos para ouvirem “sons brasileiros”. Apesar de – ainda – não ter escutado todo o álbum de Voyou e achar que “Seul sur ton tandem” não possui ritmos brasileiros, posso garantir que a música tem uma batida interessantemente divertida com uma letra sincera e poética que conta sobre uma separação.

 

Seul sur ton tandem de Voyou

 

Acredito que, agora, vocês já devem ter compreendido o porquê de eu ter explicado primeiro o que era um tandem. Na música, o eu poético (a voz que nos narra os acontecimentos) nos conta sobre uma separação utilizando um tandem como uma analogia.

 

“Pourtant pas mal partis tous les deux dans la veine

Te voilà raccourci tout seul sur ton tandem

Et l’âme en peine

L’âme en peine à pédaler pour deux

Pourtant pas mal partis tous les deux dans la plaine

Te voilà raccourci tout seul sur ton tandem

Et l’âme en peine

À trainer un fantôme

Toi tu vas dérailler”

 

Além de ser extremante genial como Voyou faz uso de rimas com os sons das palavras “veine”, “plaine” e “peine”, o cantor utiliza essas palavras para explicar sobre o término amoroso em conjunto com a analogia do tandem. Ao dizer “et l’âme en peine, l’âme en peine à pédaler pour deux”, numa tradução livre “e a alma em dor, a alma mal consegue pedalar por dois”, Voyou nos mostra a relação deteriorada e desgastada com o tempo. E termina o refrão com o único caminho possível para essa relação: “Toi tu vas dérailler (você vai descarrilar)

 

Uma música que, com a letra triste ao mesmo tempo que inspiradora e a batida animada, ao fim torna-se uma faca de dois gumes: você pode escutar animadamente ou chorar todas as suas mágoas para sarar o seu coração partido.

 

E eu digo sarar, pois, ao final Voyou nos deixa a – talvez – frase mais importante de toda a sua letra: “Puis deux sur un tandem, c’est mieux pour avancer”.

Essa música está na playlist “À la française Avec Elisa” no Spotify, junto com outras músicas incríveis que eu separei para você!

Bisous et à la prochaine !

Elisa.

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.