Para tudo existe uma ação e reação. E o mesmo pode ser dito a nós. As reações do corpo são uma prova viva disso, uma forma de linguagem.  E todos nós sabemos que uma das formas mais antigas e naturais de comunicação entre os seres humanos é a linguagem corporal. Podemos transmitir nossas sensações e emoções através de gestos, posturas, tom de voz e até mesmo o modo de andar. Quantas vezes não tivemos certeza do que uma pessoa estava pensando simplesmente só de observarmos o seu facial?

 

E como se diz em francês algumas situações que o nosso corpo está reagindo?

 

A nossa estrutura física demonstra alegria, incômodo e nem sempre o que desagrada o outro conseguimos evitar do corpo mostrar. Alguns hábitos no Brasil, que muitas vezes achamos estranho e até feio, na França podem ser considerados como algo educado e comum. Um exemplo, é o ato de assoar o nariz (se moucher), muito apreciado em solo francês. Você pode fazer em qualquer lugar, seja na rua, no metrô, no restaurante e ninguém fica chocado. Por outro lado, se você “fungar” o nariz, isso será visto como falta de educação.

 

Espirrar, tossir, arrotar e bocejar

 

Quando você está ao lado de uma pessoa e ela começa a espirrar muito, entra em ação, o verbo Éternuer (Espirrar). No Brasil, quando alguém espirra falamos “saúde”, mas na França, se você conhecer a pessoa e tiver uma relação informal, diga: À tes souhaits! Em uma situação formal fale À vos souhaits!. Os dois significam “Aos teus desejos”. E se for você que espirra muito, diga simplesmente, J’éternue beaucoup.

 

E quando precisar usar no presente o verbo Tousser (tossir) diga: Je tousse ou J’ai de la toux. E se não conseguir se controlar e tiver que arrotar use o verbo Roter. Para bocejar não se esqueça do verbo Bâiller. Outra situação que o corpo muitas vezes não escolhe o local e horário, principalmente para os bebês, é soluçar (Avoir le hoquet).

 

São muitas formas do corpo conversar com a gente em francês. Veja no vídeo algumas outras situações que todos passam em algum momento da vida. Qual a situação mais engraçada que o seu corpo já te colocou? Escreva aqui nos comentários! E não se esqueça de me seguir no Instagram e no Facebook!

 

Bisous!

Elisa

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.