On y va écouter manque d'audace!
On y va écouter manque d’audace!
 

Se você já escutou Manque d’audace, tenho certeza que sua playlist musical está bem atualizada. Mas, se assim como eu, você demora para ficar por dentro de todas as músicas do momento, venha cá dar uma olhadinha nesse texto que preparei exclusivamente para vocês!

 

On y va écouter!

 

A primeira vez que me recomendaram Manque d’audace foi numa terça-feira chuvosa e fria, enquanto procurava algum filme ou seriado bom em francês para assistir. Confesso que depois da minha tentativa quase frustrada pois percebi  que já havia visto praticamente tudo , dei o braço a torcer e resolvi escutar a música! Mas, vocês sabem qual foi o motivo principal que me fez ter essa iniciativa? 

 

Além do fato de que sempre devemos ficar atentos às atualidades francesas e francófonas, a palavra “Audace” fez com que eu me indagasse sobre como seria a música. Afinal, “Audace” é uma palavra que, em português, está fazendo um enorme sucesso entre os jovens. Você sabe qual é a tradução dessa palavra?


Audace

nom féminin

(latin audacia, de audere, oser)

Définitions: Hardiesse qui ne connaît ni obstacle ni limite ; courage.

 

Não teria graça alguma caso eu dissesse a tradução para vocês, portanto, digam-me vocês o que significa “Audace” em português aqui embaixo nos comentários!

 

Manquer

 

Enquanto o substantivo “Audace” pode ser novo para várias pessoas, o verbo Manquer muitos de vocês provavelmente já conhecem. Talvez pela música do famoso rapper Maître Gims “Tu vas me manquer” ou pela música “Tu me manques” da Sheryfa Luna que fez muito sucesso em 2010. Esse verbo também é muito utilizado quando queremos nos despedir de alguém, o que faz com que muitos tenham conhecimento logo no início do seu aprendizado do francês.

 

Vendo dessa forma, vocês conseguem imaginar qual é a tradução para o título da música?

 

Manquer d’audace

 

Lucie Vagenheim é uma grande aposta para 2020. Francesa de apenas 20 aninhos, a garota participou do programa La Voix Plus Belle (uma versão francesa do The Voice, igual temos aqui no Brasil). O vídeo de sua performance no programa cantando “It’s a Man’s Man’s Man’s World” tem mais de 7 milhões de visualizações no YouTube hoje. Na época, ela tinha apenas 18 anos de idade! Apesar de chegar até final da 6ª temporada, infelizmente, não foi a vencedora. 

 

Três anos mais tarde, Lucie assina contrato com a Polydor e lança, dia 14 de janeiro de 2020, o seu primeiro single “Manque d’audace”. A minha recomendação de hoje é, nada mais, nada menos, do que o single de estreia dessa jeune chanteuse! 

 

Escutem a música, vejam a letra e apreciem essa maravilhosa voz! E depois, comentem aqui suas respostas para essas perguntas: Já tinham escutado falar da Lucie antes? Gostaram da letra e da música? Qual outra jovem cantora vocês recomendariam?

 

Fiquem ligados aqui no blos e nas minhas outras redes sociais (como o Instagram e o Facebook) para não perderem nenhum conteúdo sobre a cultura francesa e francófona!

 

Para terminar, deixo para vocês uma frase do poeta, romancista e dramaturgo Jean Cocteau:

  

Le tact dans l’audace, c’est de savoir jusqu’où on peut aller trop loin.

 

Bisous,

Elisa.

 

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.