Quantas vezes você assistiu um jogo de futebol do time da França e ficou impressionado com o amor e garra que os jogadores têm pelo time?

 

Esse esporte é um dos mais populares do país e com torneios profissionais masculinos e femininos organizados pela FFF (Fédération Française de Football) que representa a França nas competições da UEFA e FIFA.

 

E o que provavelmente você não sabia é que hoje o futebol ou o football, como se diz em francês, te fará falar francês!

Les Bleus

 

Les bleus, apelido dado para a seleção francesa, se tornaram uma potência no futebol mundial a partir da década de 1980, quando comandados por Michel Platini, um dos melhores jogadores da época.

 

Também participaram de 13 edições da Copa do Mundo, chegando em 3 finais e vencendo uma em 1998 contra o Brasil e em 2018 contra a Croácia.

 

Venceram a Copa das Confederações em 2001 contra o Japão e 2003 contra a seleção de Camarões.

 

Em 1984 venceram a Eurocopa contra a Espanha e 2000 contra a Itália.

 

Não é à toa que eles vibram ao cantar:

On est les champions,   On est les champions, on est, on est, On est les champions!

No Campeonato Francês de Futebol, as ligas abrangem cinco divisões nacionais e outras Regionais e Distritais na França.

 

Profissionalmente, têm apenas as duas primeiras divisões, Ligue 1 e Ligue 2, e parte do Championnat National, equivalente a terceira divisão.

 

As quartas e quintas divisões são competições amadoras.

 

Nacionalmente, os times que se destacam historicamente são Olynpique de Marseille, Lyon, Saint-Étienne, Monaco, Nantes, PSG, Girondins de Bordeaux, Stade de Reims, Lille e Nice, estes possuem títulos nacionais múltiplos, tanto da Ligue 1, quanto da Copa de França.

 

O Stade de France, localizado no município de Saint-Denis foi inaugurado em 1998 ao norte da capital Paris e vale a visita devido ao seu valor histórico.

 

Foi em seu gramado que Zinedine Zidane venceu o Brasil com dois gols de cabeça consagrando a França campeã mundial em 98.

 

Agora você conheceu um pouco de umas das paixões dos franceses, não deixe de ouvir como se falam estas coisas em francês baixando o áudio!

 

Au revoir,

Elisa

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.