Como qualquer pessoa, é normal sentir um mal estar ou dores no corpo por causa de algo que fez. Por isso levamos remédios para dor de cabeça, alergia, cólica e etc na bolsa, mochila ou até mesmo no bolso. Quando viajamos para um outro país de língua estrangeira, não é diferente. Podemos passar por situações difíceis e devemos sempre estar prontos para passar por essas situações, afinal, somos humanos. Contudo, pode acontecer de você se esquecer de levar os remédios com você ou até mesmo perdê-los. Se isso acontecer, o que você pode fazer?

 

Se você está com dores no corpo, passando mal, com ânsia ou qualquer outro sintoma parecido em algum país francófono ou até mesmo na França, você deverá saber falar isso em francês. Pensando nisso, resolvi separar algumas dicas de como você pode se expressar sem passar vexame e de maneira efetiva, para que todos compreendam a situação.

Comment on dit:

Como dizer que estamos com dor em francês?

 

Em português usamos o verbo Estar = Être para falarmos que estamos com dor ou passando mal, mas no francês é um pouquinho diferente. Apesar da construção ser a mesma “eu estou mal”, em francês, nós usamos o verbo Avoir: J’ai mal. Você se lembra como conjugamos o verbo avoir? Não? Então preste atenção aqui embaixo:

Avoir (ter) – verbo no infinitivo

 

Primeira pessoa do singular – J’ai

 

Segunda pessoa do singular – Tu as

 

Terceira pessoa do singular – Il a

 

Primeira pessoa do plural – Nous avons

 

Segunda pessoa do plural – Vous avez

 

Terceira pessoa do plural – Ils ont

 

Outros detalhes importantes para saber formar a frase é: usamos “J’ai mal à + Feminino” quando o substantivo for feminino, “J’ai mal au + Masculino” quando o substantivo for masculino ou “J’ai mal aux + Plural” quando for um substantivo no plural. Agora que você já sabe a construção principal da frase, consegue formar uma frase dizendo quais as partes do corpo que você costuma sentir dores? Não se preocupe, irei te ajudar nisso!

Você sente dores no corpo: em quais lugares?

 

– J’ai mal à la tête

 

– J’ai mal aux dents

 

– J’ai mal au dos

 

– J’ai mal à la jambé

 

– J’ai mal à la gorge

 

– J’ai mal au ventre

 

– J’ai mal à l’oreille

 

– J’ai mal à la main

 

– J’ai au pied

 

Para que o conteúdo fique ainda mais fresco e compreensível, assista ao vídeo que deixarei neste texto explicando ainda mais sobre as dores no corpo em francês. E depois de assistir o vídeo que preparei com dicas sobre esse assunto, escreva em francês aqui nos comentários: quais outras dores que podem surgir e que não está na lista acima?

 

Bisous!

Elisa

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.