Voyage. Voyager. Muitas pessoas já devem ter escutado esta palavra, não é? Seja em filmes, livros, revistas ou rádios, a palavra francesa provavelmente já deve ter passado por seus ouvidos em algum momento. Mas você sabe o significado dessa palavra?

voyage

nom masculin

(latin viaticum, provisions de route)

Action de voyager, de se rendre ou d’être transporté en un autre lieu ; trajet ainsi fait : Le voyage se fera par bateau. Ressentir les fatigues du voyage.


voyager

verbe intransitif 

(de voyage)

Faire un ou des voyages, partir ailleurs, dans une autre région, un autre pays : Aimer voyager à l’étranger.

Voyage, para além destes significados, também pode ser o carro Voyage que fez muito sucesso nos anos de 1981 sendo até mesmo escolhido como o carro do ano. Mas calma! Eu não vim aqui falar de carros, pode ter certeza. Hoje eu vim falar com você sobre música!

Sempre postarei aqui no blog dicas musicais incríveis que estarão disponíveis na playlist “À la française Avec Elisa” disponível no Spotify. Se você não viu o texto sobre a dica para o mês de março, clique aqui.

Para a dica musical de hoje, trouxe duas músicas que possuem essa palavra, esse verbo, mas em diferentes contextos. Por que isso, Elisa? Para você ver as diferentes formas em que se pode aplicar numa frase e treinar o seu francês! Tenha isto em mente, pois no final irei fazer duas perguntas que espero que você responda!

Bien, voilà! A primeira música é muito conhecida não só na França, mas mundialmente.  Você consegue imaginar qual é?

 

Voyage Desireless

 

Claudie Fritsch-Mentrop, mais conhecida pelo nome artístico Desireless, é uma cantora francesa de origem checa que nasceu em Paris, em 25 de dezembro de 1952. Ela ficou conhecida como um dos maiores marcos da década de 80 (e até hoje!) justamente por causa de sua música, Voyage voyage. Com uma batida típica dos anos 80 e uma letra que nos cativa, Desireless caiu no gosto popular e no meu gosto musical!

 

Voyage, voyage

Plus loin que la nuit et le jour (voyage, voyage)

Voyage (voyage)

Dans l’espace inouï de l’amour

Voyage, voyage

Sur l’eau sacrée d’un fleuve indien, (voyage, voyage)

Voyage (voyage)

Et jamais ne revient”

 

E aí? Reconheceu a música de Desireless?

 

Adolescente Pirate
Lea Páci

 

Léa Paci, nascida em 31 de julho de 1996 em Champigny-sur-Marne (Val-de-Marne), é uma cantora francesa. Diferente de Desireless, Léa não marcou nenhuma geração, pois se trata de uma jovem cantora na nova cena musical. Ela lançou seu primeiro single em 2016 e o primeiro álbum (Chapitre 1) em 2017. Adolescente Pirate, faixa número 1 de seu primeiro álbum, também fala sobre viajar, mas num contexto completamente diferente que o de Desireless.

 

Mes espoirs se brisent

Adolescente pirate

Sur les plages de bitume

Chaque nuit je m’évade

Je voyage, je voyage, je voyage, je voyage

Je voyage, je voyage, je voyage, je voyage”

 

E a música da Léa, você conhecia?

 

Bem, lembra que lá no comecinho deste texto, eu disse que faria duas perguntas? Aqui vão elas:

 

1) As duas palavras na música são, na verdade, dois verbos. Contudo, um está conjugado no presente da primeira pessoa do singular e o outro está no imperativo, na segunda pessoa do singular. Qual música tem o verbo no presente e qual música tem o verbo no imperativo? Dis-moi, je veux savoir !

 

2) As duas músicas usam a mesma palavra, mas para falar sobre coisas diferentes. Qual o contexto de cada música de acordo com sua interpretação? Lembrando que, quando se trata de interpretar, não existe certo ou errado!

A primeira música, Voyage voyage da Desireless, está na playlist “À la française Avec Elisa” no Spotify, mas também está em outra playlist que eu criei! A playlist “Bonne humeur Avec Elisa” foi feita para você “ativar” o seu bom humor com músicas animadas, alegres e positivas durante esse tempo difícil que passamos. E assim como a primeira playlist, ela também está disponível no Spotify! Não esqueça de seguir as duas playlist para para escutar essas  e outras músicas incríveis

 

Bisous et à la prochaine !

Elisa.

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.