Você, provavelmente, deve conhecer a bandeira da França porque ela é representada em várias pinturas, desenhos e etc. As cores branco, azul e vermelho fazem parte do dia a dia dos franceses, mas você sabe o que as três faixas verticais nas cores branco, azul e vermelho representam?

 

Antes de continuarmos, é importante saber que a França é um país repleto de curiosidades, contudo, o que poucas pessoas sabem é o quanto os franceses têm orgulho, amor e devoção à pátria, aos seus símbolos e ao seu próprio povo. Esse patriotismo é revelado na bandeira do país, também conhecida como a Tricolor ou Bleu, Blanc, Rouge.

 

A Bandeira da França

 

A Bandeira da França simboliza a Revolução Francesa de 1789, e que em 1794, foi estabelecida como símbolo oficial da República Francesa. Com a medida de 2 metros de largura e 3 metros de comprimento, o azul e o vermelho são as cores de Paris enquanto o branco representa as origens, ou seja, a realeza. Para o Marquês de Lafayette, o branco, foi adicionado às cores da tropa parisiense para criar um laço tricolor e nacional. Esse laço se tornou parte do uniforme da Guarda Nacional que sucedeu a milícia e foi comandada por Marquês. Simbolizavam a união entre o povo e a monarquia. No lema francês, essas cores são a Liberté, Égalité e Fraternité.

As cores: azul, branco, vermelho e seus significados

 

A cor azul da bandeira, ocupa a listra do lado esquerdo, próximo ao mastro. Além de representar Paris é uma homenagem a Saint Martin de Tours e é atribuída ao termo “Liberté” do lema da Revolução Francesa. O branco fica na parte central e significa a “Égalité”, mostrando os sentimentos de pacificação, purificação, conquista de independência e libertação de vários países. Já o vermelho ocupa o lado direito da bandeira, distante do mastro, também representando Saint Denis de Paris e é a “Fraternité” desejada na época da Revolução.

 

Bandeira da França na atualidade

Consagrada nos anos de 1946 e 1958 através das Cartas Magnas, a bandeira com suas cores azul, branca e vermelha se tornaram emblema nacional da República Francesa. A bandeira deve estar presente em todos os espaços públicos – como escolas, embaixadas, prefeituras e etc. Outro detalhe é que além de ser desfraldada em cerimônias oficiais, civis e/ou militares, quando o Presidente da República Francesa discursa em público, a bandeira deve estar sempre atrás dele.

 

 

Curioso, não é? Vamos ao desafio: que tal deixar aqui nos comentários frases em francês com as palavras lemas da Bandeira da França?

 

Não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! Gostou do conteúdo de hoje? Se sim, deixe o seu comentário aqui embaixo! Outra dica muito interessante é ler sobre o Arco do Triunfo na França!

 

Bisous!

 

Elisa

 

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.