Como dizer a idade em francês é uma das principais dúvidas que os alunos da língua francesa tem em seu primeiro contato com o idioma. Afinal, ao se apresentar para alguém é comum que digamos a nossa idade ou o ano em que nascemos.

 

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês hoje como podemos dizer a idade em francês, de maneira clara e rápida, para que não haja mais dúvidas depois da explicação. Alors, tu es prêt(e)? On y va!

Antes de começarmos, é preciso ter em mente que quando você quer falar a sua idade para alguém em francês, existem algumas particularidades. A primeira delas é o verbo usado.

 

avoir

verbe transitif

 

Quando queremos dizer a nossa idade em francês, sempre usamos o verbo avoir – que, em português, significa ter.  Portanto, não tem como dizermos algo “eu estou com 21 anos”.

 

Alguns exemplos de frases falando a idade com o verbo avoir:

– J’ai 52 ans

– Tu as 25 ans

– Il a 30 ans / Elle a 28 ans

– Nous avons 40 ans

– Vous avez 70 ans

– Ils ont 60 ans

Uma das outras peculiaridades é sempre falar a palavra ANS ao final da frase – que significa anos. Por exemplo: J’ai 22 ans.

 

Você deve estar se perguntando: Mas Elisa, como eu faço o som de ANS? Para ajudar nessa questão, assista ao vídeo que gravei ensinando a fazer o som ANS.

Pronto! Fácil, não é? Agora, se você quiser falar que tinha X idade, como pode falar?

 

Você continua a usar o verbo avoir, a diferença é que muda o tempo verbal do verbo. Ao invés de falar no presente, constrói a frase usando o imperfeito (em francês: imparfait):

– J’avais 52 ans

– Tu avais 25 ans

– Il avait 30 ans / Elle avait 28 ans

– Nous avions 40 ans

– Vous aviez 70 ans

– Ils avaeint 60 ans

Se você gostou do conteúdo e quer saber como falar a data de nascimento em francês, recomendo que volte ao vídeo acima e o assista!

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.