Como aprender francês com séries e filmes (com dicas de apps e lista de séries)

 

Vou direto ao ponto: aprender francês com séries e filmes não só é possível como é um dos caminhos que eu indico a todos os meus ativadores (alunos). 

E sabe o que isso significa? Entrar em movimento. Ouvir o idioma, ler, escrever e principalmente: fazer tudo isso de forma ativa. 

Porque aprender francês e ativar o seu francês são duas coisas bem diferentes. 

 

Você sabe dizer a diferença entre ativar e aprender francês? 

Talvez você ainda acredita que basta um professor contar ou explicar algo sobre a língua francesa e logo tudo ficará extremamente compreensível. Você vai sair falando e entendendo o francês sem a menor dificuldade. E esse é um grande erro. Sabe por quê? 

Porque isso não é o suficiente para assimilar um novo idioma. É preciso mais. E é exatamente neste ponto que entra a ativação do francês. Quem ativa o francês sabe que precisa fazer alguma coisa com a informação que foi dada.

 

“Mas como eu posso fazer isso, Elisa?” 

 

Primeiramente, para ativar o francês é necessário que tenha um bom método por trás do seu aprendizado. Por isso, eu reforço: vá atrás de um método eficiente.   

Porque se você começar a estudar sem seguir um método, a probabilidade de largar o estudo, se irritar, não compreender o que está estudando e se frustrar é extremamente alta. E dessa forma você não vai ativar o francês.  

Um ponto interessante a se levar em conta é que diversos especialistas em linguística afirmam que assistir às séries (ou filmes) é um recurso útil e divertido para treinar o francês.   

Afinal, ao assistir uma série em francês você aperfeiçoa sua compreensão oral, possibilita a aquisição de um novo vocabulário e cria uma conexão emocional com o conteúdo, o que faz você acelerar seus resultados. 

Por onde começar? 

Primeiro de tudo: disciplina. 

Tem uma frase que eu gosto muito, da Wandy Luz (escritora e jornalista), que diz assim:  

“Os nossos sonhos merecem a nossa disciplina.” 

Por isso, a ideia de ter uma rotina de estudos pode te ajudar muito nessa hora! 

Como eu disse antes, não acredite que apenas assistindo à série você estará estudando. E não pense em começar a assistir e logo se distrair com mensagens e outras coisas 

Dedique-se e concentre-se! Você precisa focar (e alcançar) o seu objetivo.  

Dicas infalíveis

 

1. Escolha a série de acordo com o nível do seu conhecimento

 Afinal, do que adianta colocar uma série com vocabulários difíceis se você ainda não dominou o básico do idioma? 

A mesma ideia serve para quem já está em um nível mais avançado: você não precisa escolher séries com vocabulários tão simples. Se fizer isso, o seu estudo provavelmente não avançará. 

E como escolher a série ideal? Mantenha isso em mente: você pode se divertir. Escolha algo que te empolgue, que faça você ter vontade de assistir até o final.  

É permitido se divertir com o francês, d’accord? (ok?) 

 Depois, confirme se a série é ideal para o seu nível. Mesmo que você goste da área jurídica, não adianta tentar ver uma série francesa de advogados se você não aprendeu o básico do básico.    

Ou, por exemplo, uma série francesa de época. Talvez o vocabulário não seja tão fácil e isso pode acabar te desanimando. 

Atenção para esta dica valiosa (tem dica de filme aqui) 

Séries e filmes com temas específicos são mais indicados para quem já possuí um bom nível de francês. 

Para quem é iniciante, o ideal é começar pelo básico: desenhos animados ou séries que se passem no dia a dia, mas com uma fala mais devagar. 

Para filmes para iniciantes no francês, deixo a recomendação do cineasta Éric Rohmer: todos os seus filmes tem grandes diálogos. 

Além disso, os personagens falam mais devagar, possibilitando uma maior compreensão. 

 

2. Assista à série ou filme com áudio em francês e legendas em francês 

 Preparei um passo a passo bem prático: 

 a) primeiro, assista a um episódio da série escolhida com áudio em francês e legendas em português; 

 b) depois, assista ao mesmo episódio com áudio em francês e legendas em francês; 

 c) por fim, repita o episódio, agora com áudio em francês e sem legendas. 

 d) Se você fizer dessa forma, já saberá o que foi abordado no episódio assistido; assim vai ser mais fácil o entendimento.

 

Legal, né? 

 

3. Nada de traduções! 

 Um dos maiores erros das pessoas que querem aprender uma nova língua é tentar traduzir tudo a todo custo. 

 Enquanto você estiver assistindo à série ou ao filme, tenha um caderninho de anotações por perto ou use o bloco de notas do celular.    

Assim, caso você escute alguma palavra que não entendeu, anote. Depois, tente assimilar pelo contexto. Acredite, o contexto irá te ajudar bastante nessa fase!   

Após a série ou filme acabar, pesquise em um dicionário monolíngue, como o Larousse. Se ainda não conseguir entender, tente ver a tradução pelo Linguee ou Reverso Context. 

 

 

4. Séries em francês que você PRECISA assistir para fazer uma super imersão na língua e na cultura francesa/francófona 

Se você não faz ideia de qual série em francês assistir, não se preocupe. Eu já pensei em tudo para você! (rs) 

A primeira série, obviamente, só poderia ser a nossa queridinha: Lupin. 

Lançada em 08 de janeiro de 2021, a série tem ganhado bastante atenção por causa da sua história, da super produção e do ator Omar Sy. 

Se quiser saber mais sobre a série, pode ler esse artigo incrível que preparei para você. 

A segunda indicação só poderia ser outra série muito queridinha entre todos os amantes das séries francesas – e românticas: Plan Coeur. 

E assim como Lupin, se quiser saber mais sobre a série, pode ler um artigo incrível que preparei para você. 

A terceira indicação tinha que ser mais sombria, certo? Para agradar a todos os gostos! Pensando nisso, não poderia faltar : Le Chalet. 

E como eu só indico séries e filmes bons, eu também já indiquei Le Chalet aqui no blog e se quiser saber mais sobre essa mini-série, pode ler mais esse artigo incrível que preparei para você. 

Quer saber mais? Acompanhe a minha thread inteira no Twitter! Garanto que você não vai se arrepender. 

Que saber isso e muito mais? 

Se você quer aprender francês e não tempo, acha francês difícil ou acha até que não tem idade para isso, eu tenho uma excelente notícia para você. 

Conheça o meu eBook: Como Aprender Francês com Séries e Filmes 

 

Eu sou Elisa Touchon Fingermann e ensino francês há mais de 15 anos. 

Sou franco-brasileira e desenvolvi um método próprio, chamado Francês Ativo*, que ativa o francês que já existe em você. 

O método Francês Ativo é tão eficaz que já foi usado por mais de 10 mil pessoas para falar, ler, escrever e entender francês em nível avançado em apenas 6 meses. 

Com este e-book, você aprenderá como aplicar o Francês Ativo quando está curtindo seus filmes e séries favoritos em francês e, dessa forma, entender trechos inteiros em francês, sem legendas, e avançar ainda mais o seu francês, mesmo que você nunca tenha falado francês antes. 

*Se você quer saber mais sobre como eu criei o método, não se preocupe, você também vai encontrar no e-book a minha história e os segredos do Francês Ativo. 

 

Bons estudos! 

À bientôt! (Até logo) 

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.