Quando visitar a França não deixe de provar alguns clássicos da culinária francesa e mergulhar na tradição do país. Os franceses são especialistas em diversos pratos como as carnes, crepes, preparos com legumes e embutidos. 

 

Fiz uma deliciosa lista que não pode faltar no seu menu!

 

1. Confit de canard e o magret de canard são sempre pratos principais. O confit, precisamente a coxa do pato, vem acompanhada por batatas douradas com alho. O magret ou o filé do pato é degustado crocante por fora, mas rosado no interior. Toda brasserie oferece estes pratos.

 

2. Pato com laranja, o canard à l’orange, é o pato cortado em pedaços e cozido com caldo de laranja. Às vezes os restaurantes servem um filé de pato com molho de laranja. Outra receita tradicional é pato cozido com azeitonas. Como o pato com laranja é receita caseira, não o encontramos com frequência nos cardápios, mas o magret com laranja é fácil encontrar.

 

3. Parmentier de canard, prato típico das brasseries, é preparado com um purê de batata e carne de pato conservada na gordura e desfiada. O parmentier pode ser feito também com carne de vaca, sobretudo as bochechas. Neste caso o prato se chama hachis parmentier.

 

4. Foie gras que você encontra como entrada, servido com geleias – torradas ou em salada. 

 

5. Batatas gratinadas (gratin dauphinois), batatas em purê, aligot (purê enriquecido com um queijo chamado tomme de Laguiole), pommes de terre sautées ou rissolées (batatas cortadas em quadradinhos e douradas com alho.

 

6. Pernil do cordeiro (gigot d’agneau), degustado cozido por fora e rosado por dentro. Ele fica desmanchando. Em vários restaurantes você encontrará também a épaule d’agneau. Uma carne mais gorda e macia. Ou então o navarin d’agneau, ou seja, cordeiro em pedaços cozido lentamente com legumes.

 

7. Lagostas e coquilles saint jacques. A lagosta deve ser retirada viva do aquário e cozida no ponto exato. A lagosta não pode ser frita, ela resseca e endurece. Uma vez cozida, degustamos com um molho e cada chef tem sua receita especial lagosta. 

 

8. Os crepes salgados são feitos com trigo sarraceno e os doces com farinha de trigo.

 

9. Os cogumelos franceses são verdadeiras iguarias e alguns custam caríssimo. Os franceses os preparam muito bem. 

 

10. Steak tartare, carne crua cortada em pedacinhos com a ponta da faca e temperada. Normalmente ele é servido com um ovo cru e cebola picada crua.

11. Timo do vitelo, o famoso ris de veau, é a glândula de crescimento do vitelo que desaparece quando ele se torna adulto.


12. Morteau, uma salsicha especial e considerada uma das melhores da França. É servida cozida com lentilhas e este tradicional prato se chama petit salé au lentilles. O ingrediente principal é o morteau, mas no petit salé encontramos também outras carnes salgadas. Muitas brasseries e bistrôs oferecem este prato. 


13. Ratatouille, é uma receita caseira e raros são os restaurantes que a preparam, mas o franceses são especialistas na preparação dos legumes.


14. Sopa de cebola, a famosa que todos nós brasileiros já provamos um dia.


15. Lapin à la moutarde, coelho com mostarda é também uma receita caseira. Vamos encontrá-la nos pequenos bistrôs do interior da França. Prato simples e delicioso.


16. Escargots, normalmente servidos dentro da concha e acompanhados por um molho à base de manteiga e alho. 


17. Fondues, basta o frio apertar que pensamos nas fondues de carne, de queijo, de chocolate.


18. Terrines e patês preparados de maneiras diversas e servidos como entrada. São todos deliciosos. 


19. Os ovos fazem parte da vida dos cafés e bistrôs franceses. Nos cafés mais autênticos sempre encontramos, no balcão, uma cesta com ovos cozidos. Nos bistrôs e brasseries, sobretudo no interior da França, o cardápio oferece religiosamente entradas como: ovos en meurette (ovos gratinados dentro de um molho feito à base de cebola e vinho tinto), ovos com maionese, ovos bénédictine (ovos poché, colocados sob uma fatia de brioche dourada e coberto com molho feito com gemas, vinho branco e cebola), omeletes. Quando ele vem acompanhado por uma fatia de salão defumado, ele se chama ovos norvegiens.


20. As sobremesas francesas, todas divinas e perfeitas!


Se faltou alguma especialidade que você gosta, cite em francês aqui nos comentários!


Bisous,


Elisa

 
 

Porte D’entrée

Passo1:

Não enviaremos SPAM. Ao clicar em CONTINUAR, você aceita os termos de uso.